Boas Vindas

Caros e Caras Colegas:

Que bom receber a visita de vocês!!!
Aqui, neste espaço, pretendo relatar minhas experiências em sala de aula, bem como colocar informações úteis e interessantes, sempre que me for possível, acerca da nossa nobre profissão: Professor!
Espero que possam encontrar algo que seja do interesse de vocês e que possamos, juntos, trilhar este caminho de eterna aprendizagem!
Sintam-se à vontade para comentar minhas postagens!!!

Grata pela visita!!!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ensinando o Conceito de Cidadania...

Caros e Caras Colegas:


Voltamos a relatar um pouco dos desafios enfrentados em sala de aula...
Desta vez, convém comentar sobre um conceito valioso para as bases educacionais: a Cidadania!
Lembro-me de ter lido em algum material didático que nos foi passado no Curso de Letras, quando estudava a disciplina de Didática, sobre a importância da convivência no ambiente escolar. Naquele texto, chamava-se a atenção para o fato de que, para as crianças, a primeira experiência mais intensa para se compreender como um cidadão deve agir na Sociedade acontece na escola, pois o fato de a criança sair do ambiente familiar para entrar no ambiente escolar faz com que ela tenha de se adaptar a novas regras, muitas vezes não conhecidas nem vivenciadas no lar. E estas novas regras que aprendemos na escola nos faz compreender melhor a necessidade de respeitarmos o direito alheio!
Pois bem! Na escola onde trabalho, tenho enfrentado um tipo de situação constrangedora que exige muito de tato para administrá-la: quando chego para ministrar aulas, a sala está imunda! Não porque a escola não tenha serventes e zeladores. Tem-nos, até demais! O problema é a falta de consciência de alguns profissionais que se recusam a cumprir o seu dever. Como a atitude de denunciar o comportamento inadequado de colegas de trabalho não é bem vista e até pode trazer consequências desagradáveis, optei por resolver o problema de forma discreta.
Para os meus rebeldes alunos adolescentes, encontrei a ferramenta ideal para ensiná-los lições de respeito ao patrimônio público. Ao chegar na sala de aula no primeiro horário (e geralmente chego antes dos alunos), pego uma vassoura e começo a varrer a sala. No início, tal atitude causou estranheza nos meus discentes. Expliquei a eles a importância de cuidarmos do local no qual trabalhamos e estudamos, como questão relevante para mantermos nossa saúde! Posteriormente, os alunos começaram a me ajudar na tarefa e esta atitude deles rendeu uma cena belíssima!!!
Mais uma vez, cheguei nesta última terça-feira e encontrei o piso da sala de aula muito sujo. Peguei a vassoura e comecei a varrer. Uma colega de trabalho (professora), ao ver a cena, disse que eu estava fazendo papel de boba, já que havia quem deveria fazer este trabalho na escola e não o estava realizando por comodismo. Expliquei a ela que me recusava terminantemente a trabalhar em ambiente tão nocivo à nossa saúde. Ela continuou condenando minha atitude, até que uma aluna pegou a vassoura de minhas mãos para que eu começasse a arrumar as carteiras e deu seguimento à tarefa de varrer a sala. Virei para minha colega de trabalho e disse, diante de sua visível censura: "Isso que minha aluna está aprendendo é uma Lição de Cidadania! Está aprendendo a zelar pelo patrimônio público, que é de todos nós."
Mesmo discordando, minha colega saiu e me deixou continuar a realização do meu trabalho. Depois, fui para casa no final da noite, refletindo sobre aquela cena... Nestes tempos em que os alunos andam tão agressivos e os professores precisam, mais do que nunca, ensinar lições de Amor, Respeito, Solidariedade, Tolerância, Ecologia, Economia, Bons Exemplos na maneira de agir e tantas outras atitudes imprescindíveis para que vivamos em harmonia na Sociedade que nos acolhe, consegui transformar uma situação desagradável a meu favor: pude revertê-la para a boa educação de meus alunos. E isso me deixou feliz. Mais do que isso, deixou-me com a sensação de dever cumprido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário