Boas Vindas

Caros e Caras Colegas:

Que bom receber a visita de vocês!!!
Aqui, neste espaço, pretendo relatar minhas experiências em sala de aula, bem como colocar informações úteis e interessantes, sempre que me for possível, acerca da nossa nobre profissão: Professor!
Espero que possam encontrar algo que seja do interesse de vocês e que possamos, juntos, trilhar este caminho de eterna aprendizagem!
Sintam-se à vontade para comentar minhas postagens!!!

Grata pela visita!!!

quinta-feira, 10 de março de 2011

O tempo não pára... Apenas altera nossas vidas!

Queridos Amigos e Amigas:

Aqui estou, novamente, a relatar o que temos feito...
O ano iniciou com muitas mudanças... Após o fracasso da pós-graduação (ainda não está no tempo...) e a tensão gerada pela participação no Concurso para Professor do Estado da Bahia, eis que a vida profissional começa a ganhar contornos mais firmes.
Já disse neste espaço que a simples idéia de lecionar para crianças é algo que me provoca pânico. E esta é uma possibilidade no meu caminho, pois sou professora de escola municipal. Bem, parece que o Pai Celeste entende minha situação e resolveu me dar uma ajuda.
Por causa da alta taxa de evasão escolar, a turma para a qual lecionava no ano passado não foi reaberta. Diante disso, fui remanejada para outra escola e agora ministro aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. Mas ainda assim para trabalhar com EJA: o legal disso é que tenho uma dívida de gratidão com esta modalidade de ensino, pois fui aluna de turmas noturnas desde os treze anos de idade e cursei a faculdade de Letras no turno noturno. Portanto, há toda uma ligação com  a clientela para a qual estou trabalhando.
O desafio fica por conta da especificidade das turmas: em uma delas há apenas adolescentes, na faixa etária entre 14 e 19 anos. Inicialmente tive medo de assumir uma turma assim, por achar que eram muito ativos e, talvez, rebeldes. Entretanto, tenho sido surpreendida com a atenção e obediência da maioria deles. A outra turma, composta por pessoas em sua maioria maiores de 18 anos, infelizmente tem dado mais trabalho aos professores (não só a mim). A última a "aprontarem" foi tocar fogo no lixo que estava do lado de fora do muro da escola, apenas para dar a impressão de incêndio no estabelecimento de ensino e poderem, com a situação criada, escaparem da aula. Restou-nos, a nós professores, explicar, no dia seguinte, que as maiores vítimas deste tipo de atitude são eles mesmos.
Ah! Ia esquecendo da outra parte do desafio: também ministro aulas de língua inglesa (para os adultos que tocaram fogo no lixo rsrsrs).
Vamos ver como sobreviverei neste ano, com novas responsabilidades e novas formas de ver a sala de aula! De uma coisa tenho certeza: será um ano de muito aprendizado, não sei se tanto para os meus alunos, que adoram "filar aula"; mas será para mim, presenteada com esta nova oportunidade de lecionar para adultos. Vamos ver quem aprenderá mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário