Boas Vindas

Caros e Caras Colegas:

Que bom receber a visita de vocês!!!
Aqui, neste espaço, pretendo relatar minhas experiências em sala de aula, bem como colocar informações úteis e interessantes, sempre que me for possível, acerca da nossa nobre profissão: Professor!
Espero que possam encontrar algo que seja do interesse de vocês e que possamos, juntos, trilhar este caminho de eterna aprendizagem!
Sintam-se à vontade para comentar minhas postagens!!!

Grata pela visita!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Alfabetização e Linguística: uma relação íntima...

Ao sair da faculdade de Letras, acreditava que estava pronta, apenas, para dar aulas aos alunos das classes entre 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Magistério e Pedagogia, pensava, são os cursos ideais para quem vai trabalhar com crianças. A idéia de alfabetizar sempre me trazia a desagradável sensação de "um frio na espinha".
Então surgiu o concurso da prefeitura municipal... Pensei em não fazer. Não queria dar aulas para crianças, pois acho que elas precisam de pessoas que tenham profundo amor no coração e eu reconheço que ainda não cheguei neste nível de maturidade psíquica e moral. Ainda estou para descobrir minhas habilidades com crianças. Meu público preferido são os adolescentes e os adultos. É mais fácil negociar com essa faixa etária de aluno, imaginei.
Mas queria entrar na área da Educação; quem sabe eu poderia conseguir uma sala de aula do 6° ano em diante... Precisava perder o medo e encarar o desafio. Após passar no concurso e ser chamada para trabalhar, fico sabendo que, como eu queria, ia trabalhar com adultos. Mas, estes adultos estavam, em maioria, na fase de alfabetização. E agora? O que eu faço? Não tenho experiência com isso. Como vou me sair dessa???
Com a ajuda de uma grande amiga e colega de trabalho, Margarete, consigo organizar os primeiros planos de aula. Tarefas, materiais didáticos, livros especializados... Tudo o que ela tinha, passou-me como quem dá o corpo e a alma ao "náufrago desesperado". Mais do que isso! Margarete conseguiu acalmar meu juizo!
Inicio minhas aulas e descubro, junto a meus alunos, os fonemas, as letras, as sílabas... Começo a brincar com eles, utilizando os sons que cada letra tem em determinado contexto. Chegava a ficar rouca depois de uma aula. Mas valia a pena! Alcançava meu objetivo de despertar neles o gosto pela leitura. Então, percebi algo surpreendente: meus conhecimentos de Linguística eram úteis! Nunca poderia imaginar o quanto eram valorosos os estudos e pesquisas sobre o mundo dos fonemas para quem está alfabetizando! Só a vivência em sala de aula para me mostrar isso...
Minha visão sobre o curso de Letras Vernáculas mudou completamente! Até aquele momento, achava que era a licenciatura mais humilde que alguém poderia fazer. Agora, vejo a sua importância para trabalhar com regras tão complexas quanto às que estruturam uma linguagem. Aconselharia a todas as pessoas que querem trabalhar com alfabetização e com crianças a fazerem este curso ou a estudar este assunto. Ele se revela uma grande ferramenta para compreender as regras por trás da gramática de cada língua e, o mais importante, nos desarma dos preconceitos que criamos em relação ao nosso idioma.

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