Boas Vindas

Caros e Caras Colegas:

Que bom receber a visita de vocês!!!
Aqui, neste espaço, pretendo relatar minhas experiências em sala de aula, bem como colocar informações úteis e interessantes, sempre que me for possível, acerca da nossa nobre profissão: Professor!
Espero que possam encontrar algo que seja do interesse de vocês e que possamos, juntos, trilhar este caminho de eterna aprendizagem!
Sintam-se à vontade para comentar minhas postagens!!!

Grata pela visita!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

É possível ser humilde na profissão?

Estava em mais uma aula, nesta semana, quando Valdineide, uma das alunas surdas, resolveu pegar um livro de outra turma para curiar. Começou a folheá-lo e repentinamente sinalizou para mim, exigindo atenção!
Vou observar o que ela queria; apontou para um gráfico colorido que estava numa das páginas e, conforme passava o dedo indicador por uma cor específica, sinalizava a cor em LIBRAS. Como eu conhecia o que ela estava sinalizando, entendi os sinais que significam amarelo, laranja, lilás...
Após a aula, fui para casa pensativa. Aquela aluna estava me ajudando a relembrar o que eu havia visto no curso... Mas, não era eu quem deveria ensinar a ela aquilo? Uma verdadeira inversão de papéis! Que boa professora estava me saindo, sendo ensinada por meus alunos! Isso é o que dá ir para a sala de aula sem preparação para o que se vai fazer lá! (oh! desolação...)
Então me veio uma questão: o mundo ideal criado em minha cabeça mostra que eu deveria estar preparada para lecionar de acordo com as necessidades dos meus alunos. Mas, se eu entrasse em sala de aula assim, "preparada", será que não iria ignorar os pequenos gestos de Valdineide? Será que não iria achar que já sabia tudo o que precisava saber e, com isso, passaria a desprezar as diferenças entre o meu mundo e o dos alunos para quem leciono, seres tão humanos quanto eu, mas com experiências de vida diversas?
Concluo que é melhor estar despreparada, mesmo! Não iria apreciar o que aprecio na companhia deles se estivesse convencida de "já saber sobre tudo". Meu lado profissional perde com isso, mas moralmente enriqueço a cada dia! E assim, começo a apreciar o valor da minha ignorância...

Um comentário:

  1. Lindi Ribeiro Carneiro11 de agosto de 2010 às 15:57

    Oi Cida,
    Fico muito feliz em postar um comentário no seu blog.
    Sempre a admirei.
    Para mim, você sempre foi exemplo de luta e dedicação.
    Sei que você vai longe; pela sua determinação e inteligência.
    Quanto ao seu questionamento acerca de estarmos ou não bem preparados para enfrentarmos uma sala de aula, é uma faca de dois gumes.
    A meu ver, o professor precisa sim estar preparado para fazer um bom trabalho, mas estar preparado nunca terá a conotação de estar pronto.
    Tenha certeza, por muitas vezes você irá se deparar com essa situação de "inversão".
    Ao longo dos meus quase 28 anos de docência, quanto eu já não aprendi com meus queridos alunos...
    Quando a gente ama o que faz, sentimos uma alegria tão grande a cada descoberta que fazemos.
    Dar aulas, ensinar o outro a aprender é LINDO!
    É GRATIFICANTE!!!
    Continue trilhando por estes caminhos Cida, creio eu que você fará a diferença como educadora.
    Eu boto fé.
    Bjs.

    ResponderExcluir